O que é e como
fazer
Aqui você deve descrever os
principais itens que serão fabricados, vendidos ou os serviços que serão
prestados. Informe quais as linhas de produtos, especificando detalhes como
tamanho, modelo, cor, sabores, embalagem, apresentação, rótulo, marca, etc. Se
necessário, fotografe os produtos e coloque as fotos como documentação de apoio
ao final do seu plano de negócio.
Para empresas de serviço, informe
quais serviços serão prestados, suas características e as garantias oferecidas.
Lembre-se de que a qualidade do
produto é aquela que o consumidor enxerga. Quando decidir melhorar um produto
ou um serviço, pense sempre sob o ponto de vista do cliente.
Fique de olho
- Verifique se há regulamentos ou exigências oficiais
a serem atendidas (vigilância sanitária, normas técnicas, etc.) para a
produção ou acondicionamento dos produtos vendidos por você;
Hora de praticar
Descrição dos principais produtos
e serviços
PRINCIPAIS PRODUTOS (a serem
fabricados, revendidos ou serviços prestados)
Preço
O que é e como fazer
Preço é o que consumidor está
disposto a pagar pelo que você irá oferecer. A determinação do preço deve
considerar os custos do produto ou serviço e ainda proporcionar o retorno desejado.
Ao avaliar o quanto o consumidor está disposto a pagar, você pode verificar se
seu preço será compatível com aquele praticado no mercado pelos concorrentes
diretos.
Fique de olho
- O preço de venda será trabalhado novamente no Plano
Financeiro, quando calcularmos o faturamento total da empresa.
Estratégias promocionais
O que é e como fazer
Promoção é toda ação que tem como
objetivo apresentar, informar, convencer ou lembrar os clientes de comprar os
seus produtos ou serviços e não os dos concorrentes. A seguir, estão relacionadas
algumas estratégias que você poderá utilizar:
- propaganda em rádio, jornais e revistas;
- internet;
- amostras grátis;
- mala direta, folhetos e cartões de visita;
- catálogos;
- carro de som e faixas;
- brindes e sorteios;
- descontos (de acordo com os volumes comprados);
- participação em feiras e eventos.
Determine de que maneira você irá
divulgar seus produtos, pois todas as formas de divulgação implicam custos.
Descreva suas estratégias no quadro Hora de Praticar. Leve em conta o retorno
dessa estratégia, seja na imagem do negócio, no aumento do número de clientes
ou no acréscimo da receita.
Existem diversos tipos de
divulgação. Use a criatividade para encontrar as melhores maneiras de divulgar
seus produtos ou, então, observe o que seus concorrentes fazem.
Fique de olho
- Os catálogos de produtos apresentam a empresa de
forma organizada e detalhada. Inclua em seu catálogo fotos, informações
técnicas e formas de utilização.
- Panfletos e volantes podem ser entregues em locais
com grande fluxo de pessoas. Neles, você deve colocar informações básicas
sobre os produtos e serviços (nome da empresa, endereço, telefone, etc.).
- Uma alternativa interessante é a divulgação em revistas especializadas ou em jornais de bairro. Esses anúncios são mais baratos e atingem diretamente o seu público-alvo.
- Feiras são bons locais para apresentar sua empresa a um público selecionado por juntar clientes, especialistas, concorrentes e fornecedores, além de gerar vendas.
- Uma marca bem trabalhada contribui para o sucesso do empreendimento. Crie uma marca (nome e logotipo) que seja fácil de pronunciar e memorizar. Consulte o nome e a logomarca junto ao INPI – INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL –, para certificar-se de que poderá fazer uso de ambos. Busque mais informações na página do INPI (www.inpi.gov.br) ou em um ponto de atendimento do SEBRAE.
Hora de praticar
Estratégias promocionais
Descreva as estratégias de
promoção e divulgação que irá utilizar.
Estrutura de comercialização
O que é e como fazer
A estrutura de comercialização
diz respeito aos canais de distribuição, isto é, como seus produtos e/ou serviços chegarão
até os seus clientes. A empresa pode adotar uma série de canais para isso,
como: vendedores internos e externos, representantes, etc.
Reflita sobre quais serão os
meios mais adequados para se alcançar os clientes e preencha o quadro Hora de
Praticar. Para isso, pense no tamanho dos pedidos, na quantidade de compradores
e no comportamento do cliente, isto é, se ele tem por hábito comprar
pessoalmente, por telefone ou outro meio.
Fique de olho
- A comercialização dos produtos e/ou serviços pode ser feita pelos proprietários, por vendedores ou por outras empresas. Independente da forma, o importante é que isso seja feito.
- Uma opção é montar uma boa equipe interna de vendas, que conheça bem os produtos da empresa e as vantagens sobre a concorrência.
- Outra alternativa é a contratação de representantes comerciais. Isso é viável quando se explora uma região extensa e desconhecida. Ao trabalhar com representantes, tome cuidado com questões trabalhistas e não se esqueça de elaborar um contrato específico. Consulte um contabilista ou um advogado.
- O telefone é um instrumento de vendas muito utilizado atualmente. Pode ser conjugado com a divulgação dos produtos e serviços da empresa.
Hora de praticar
Estrutura de comercialização
Formas de comercialização e
distribuição (descreva abaixo quais serão utilizadas).
Localização do negócio
O que é e como fazer
Neste momento, você deve
identificar a melhor localização para a instalação de seu negócio e justificar
os motivos da escolha desse local. A definição do ponto está diretamente
relacionada com o ramo de atividades.
Um bom ponto comercial é aquele
que gera um volume razoável de vendas. Por isso, se a localização é fundamental
para o sucesso de seu negócio, leve em consideração os seguintes aspectos.
- Analise o contrato de locação, as condições de
pagamento e o prazo do aluguel do imóvel;
- Verifique as condições de segurança da vizinhança;
- Observe à facilidade de acesso, o nível de ruído,
as condições de higiene e limpeza e a existência de locais para
estacionamento;
- Fique atento para a proximidade dos clientes que
compram seus produtos e o fluxo de pessoas na região;
- Lembre–se de certificar da proximidade de
concorrentes;
- Avalie a proximidade dos fornecedores, pois isso
influencia no prazo de entrega e no custo do frete;
- Visite o ponto pelo menos três vezes, em horários
alternados, para verificar o movimento de pessoas e de veículos no local.
Fique de olho
- A compra de um imóvel para a instalação da empresa
é uma opção pouco comum. Agindo assim, você imobiliza a maior parte dos
recursos, comprometendo os valores destinados para capital de giro.
- Escolha a localização em função do tipo de
empreendimento. Você pode querer montar um bar em um espaço que você já
tem disponível. Cuidado, pois poderá forçar o negócio em um local
inapropriado. Se você já possui o local, encontre o negócio mais adequado para
ele.
- Caso alugue um imóvel, não feche o contrato de
locação sem antes verificar se, no local é permitida a atividade desejada.
Essa consulta é feita na Prefeitura de sua cidade. Verifique se há
implicações em órgãos como a vigilância sanitária e o corpo de bombeiros.
Hora de praticar
Localização do negócio
Endereço
Bairro Cidade Estado
Fone 1 Fone 2 Fax
Considerações sobre o ponto
(localização), que justifiquem sua escolha:
Roteiro para coleta de
informações
Levante como e onde você irá
obter informações para definir as estratégias de marketing para seu futuro
negócio. Se necessário busque a ajuda de especialistas, para isso verifique se
o SEBRAE do seu Estado disponibiliza serviços de consultoria. Utilize o quadro
disponível no final do manual para registrar as tarefas necessárias para a conclusão
do plano de marketing.
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