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4. Plano Operacional (Layout. Layout ou arranjo físico. Capacidade produtiva/comercial/serviços. Processos operacionais. Necessidade de pessoal)


Layout

O que é e como fazer

Por meio do layout ou arranjo físico, você irá definir como será a distribuição dos diversos setores da empresa, de alguns recursos (mercadorias, matérias-primas, produtos acabados, estantes, gôndolas, vitrines, prateleiras, equipamentos, móveis, matéria-prima etc.) e das pessoas no espaço disponível.  Um bom arranjo físico traz uma série de benefícios, como:

  • aumento da produtividade;
  • diminuição do desperdício e do retrabalho;
  • maior facilidade na localização dos produtos pelos clientes na área de vendas;
  • melhoria na comunicação entre os setores e as pessoas.

O ideal é contratar um profissional qualificado para ajudá-lo nessa tarefa, se isso não for possível, faça você mesmo um esquema, distribuindo as áreas da empresa, os equipamentos, móveis e as pessoas de forma racional e sensata. Veja abaixo um exemplo de layout.

Fique de olho

Verifique se há exigências específicas quanto ao layout, conforme a legislação vigente para este tipo de negócio;

Certifique se é possível adequar o layout da empresa para pessoas portadoras de necessidades especiais.

Hora de praticar

Layout ou arranjo físico

Desenhe abaixo um esquema de como ficarão as principais áreas e como serão alocadas máquinas, equipamentos, móveis, etc.

Capacidade produtiva/comercial/serviços

O que é e como fazer

É importante estimar a capacidade instalada da empresa, isto é, o quanto pode ser produzido ou quantos clientes podem ser atendidos com a estrutura existente. Com isso, é possível diminuir a ociosidade e o desperdício.

Fique de olho

Seja realista e considere na projeção do volume de produção, de vendas ou de serviços: o tipo de produto ou serviço, as suas instalações e maquinário, sua disponibilidade financeira, o fornecimento de matérias-primas e ou mercadorias e o tamanho do mercado.

Leve em conta, também, a sazonalidade, isto é, as oscilações do mercado, em função daquilo que irá produzir ou revender.

Hora de praticar

Capacidade produtiva/comercial/serviços
Qual será a capacidade máxima de produção (ou serviços) e comercialização?
Qual será o volume de produção (ou serviços) e comercialização iniciais?

Processos operacionais

O que é e como fazer

É o momento de registrar como a empresa irá funcionar. Você deve pensar em como serão feitas as várias atividades, descrevendo, etapa por etapa, como será a fabricação dos produtos, a venda de mercadorias, a prestação dos serviços e, até mesmo, as rotinas administrativas.

Identifique que trabalhos serão realizados, quem serão os responsáveis, assim como os materiais e equipamentos necessários.

Para isso, você mesmo poderá elaborar um roteiro com essas informações. Veja, a seguir, o exemplo de um dos processos de uma indústria de artigos do vestuário. Em seguida, faça o mesmo para as diversas atividades da sua empresa.

Hora de praticar

Processos operacionais
Descreva como serão feitas as principais atividades do negócio.

Necessidade de pessoal

O que é e como fazer

Faça a projeção do pessoal necessário para o funcionamento do negócio. Esse item inclui o(s) sócio(s), os familiares (se for o caso) e as pessoas a serem contratadas.

Fique de olho

  • Verifique a disponibilidade de mão-de-obra qualificada na região. Se não for essa a situação, procure investir no treinamento de sua equipe;

  • Lembre-se de consultar os sindicatos de classe a fim de obter informações sobre a legislação específica, acordos coletivos, piso salarial, quadro de horários, etc.

Hora de praticar

Necessidade de pessoal

CARGO/FUNÇÃO QUALIFICAÇÕES NECESSÁRIAS
Roteiro para coleta de informações

Defina quais informações você precisa obter para concluir a elaboração do plano operacional.

Novamente utilize o roteiro disponibilizado ao fim do manual para planejar-se melhor

FONTE: COMO ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIO 2009

Fim


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