ATENÇÃO: DESCUBRA O MÉTODO PARA VENDER IMÓVEIS E TER CLIENTES TODOS OS DIAS!

E-coli e a gravidez



 
                                           Qualquer infecção ou doença durante a gestação supõe uma preocupação extra para a saúde do bebé. Embora não existam indícios de que a E-coli causa defeitos congénitos no feto, a diarreia que a bactéria pode provocar faz com que o organismo perca muitos líquidos e, assim, a grávida pode ficar desidratada com facilidade.

Em casos muito raros e extremos pode começar a sangrar abundantemente, correndo o risco de aborto ou de um parto prematuro. Por isso, se suspeita que pode ter contraído esta doença, deve dirigir-se imediatamente ao médico para realizar exames pertinentes e para iniciar um tratamento adequado à sua situação.
Se a infecção se encontra na vagina é possível infectar o bebé durante o parto. O que não se sabe com certeza é se a E-coli presente em alimentos ou água contaminada pode passar através da placenta e prejudicar o bebé.
Se a doença for contraída durante a amamentação não corre o risco de infectar o bebé, isto porque a bactéria não passa através do leite materno. O leite materno conta com factores imunitários líquidos de grande importância o que podem ajudar a proteger o lactente de qualquer infecção.
Ter diarreia ou outros sintomas de uma infecção de E-coli pode causar uma diminuição do leite, desta forma, deve beber muitos líquidos e lavar bem as mãos antes de amamentar o seu filho.
 
Como prevenir a infecção?
  • Lave sempre as mãos com água e sabão depois de usar ou limpar uma casa de banho, de tocar em toalhas sujas e de tocar em animais de quintas. Se tem gatos em casa não seja você a trocar a areia, deixe esse trabalho para o seu marido.
  • Lave muito bem as mãos depois de tocar em carne crua e limpe as superfícies e utensílios que estiveram em contacto com a carne crua com desinfectante ou com uma solução de água com cloro.
  • Cozinhe bem a carne.
  • Lave muito bem todas as frutas e verduras antes de consumi-las.
  • Ingira apenas lácteos pasteurizados (leite, iogurtes, queijo, etc.)
  • Elimina a charcutaria da sua dieta.

Nenhum comentário