
A rede, chamada de conecta DF, esta em fase de teste e, por enquanto, funciona apenas no Estádio Nacional, no Parque da Cidade e na Rodoviária do Plano Piloto. Com velocidade inicial de dois megabytes, os usuários poderão se conectar gratuitamente mas não será permitido download de filmes, músicas, pois, alem de ser ilegal, quando alguém sobrecarrega muito a rede, outro vai dispor de menos possibilidades, disse o secretário de Ciência e Tecnologia, Gastão Ramos.
Os usuários precisam tomar certos cuidados quando forem usar a rede publica de internet. Com Wi-Fi gratuito o usuário fica bem exposto, afirma o professor de Ciência da Computação da Universidade de Brasília (UnB) Jorge Henrique Fernandes. Para ele há insegurança para todos os lados. “Tudo que trafega na internet é como onda de radio que todo mundo pode ouvir”, completa o professor Ladeira.
O secretário Gastão Ramos afirma que a Rede e segura e o risco e considerado pequeno. “O fato da rede ser aberta não quer dizer que não tenha cuidado com a segurança. Tem alguém que esta gerenciando, que é o próprio governo. Qualquer rede tem fragilidade, na rede wireless a informação está no ar, mas e muito difícil de alguém usar de maneira indevida”, explica o secretario.
FONTE: Jornal de Brasília (Sábado 17 de setembro de 2011)
Nenhum comentário
Postar um comentário