Estabilidade e possibilidade de crescimento são grandes atrativos
Rio - A faculdade já foi o sonho da grande maioria dos estudantes que completava o segundo grau. Era a certeza de conseguir uma boa colocação profissional. Mas esta realidade passa por algumas modificações, principalmente a partir dos inúmeros concursos públicos que vem atraindo milhares de jovens que encontram no emprego público a segurança que não existe no setor privado.
Segundo o professor Paulo Estrella da Academia dos Concursos, outros fatores pesam na decisão do estudante. "O aluno se compromete por,em média,quatro anos com despesas de transporte,livros, alimentação. Como muitos desses alunos não estão colocados no mercado de trabalho e nem possuem uma estrutura familiar com capacidade para dar esse suporte uma das saídas é investir um tempo e valores menores se preparando para concurso e conquistar uma estabilidade financeira, podendo investir,no futuro,no nível superior", explica.
Estudantes começam mais cedo a se prepararem para concursos públicos | Foto : Divulgação
Ter concluído o Ensino Médio não é uma garantia que o estudante poderá passar num concurso público. Entre as dificuldades que podem dificultar este caminho são as disciplinas que não fazem parte da grade escolar.
"Se o jovem tiver sido um bom aluno no Ensino Médio,disciplinas como português e matemática serão mais fáceis. Entretanto terá que sair do zero em matérias como Direito Constitucional, Direito Adimistrativo, por exemplo",afirma Paulo Estrella.
Isaura Alves,15 anos,é um exemplo de quem enxerga no concurso pública uma porta de entrada no mercado de trabalho e ao mesmo tempo encontrar a estabilidade. A prova disso é que ela vem se preparando para concursos.
"Meu sonho é ser escritora,escrever muitos livros de ficção,sei que isso não trará um grande retorno financeiro. Por isso,para bancar meu sonho resolvi me preparar para concurso para ter estabilidade", afirma a estudante.
Frequentando aulas de Matemática,Português e Informática para concursos, Isaura sabe que a escola tem papel importante em seu objetivo. "A escola ajuda estar um passo à frente quando eu começar, efetivamente,na preparação para concursos. Até terminar o Ensino Médio manterei esse ritmo de estudar as materias básicas para concursos" ,conclui Isaura.







Nenhum comentário
Postar um comentário