A mudança
de paradigma é um facto... o emprego para toda a vida deixou de existir; a
carreira para toda a vida deixou de existir! A este propósito, um estudo
norte-americano refere que, até aos 38 anos, a média de mudança de emprego será
entre as 10 e as 14!!! Brad Sugars, fundador e CEO da Action Coach, comenta
ainda que “Ter um emprego é estar nas mãos de um chefe que num dia pode decidir
retirar-lhe 100% do seu rendimento.”.
Estes são
certamente alguns dos fatores que levam jovens e menos jovens a encarar a
criação de empresas e do seu próprio emprego como uma alternativa credível à
procura ativa de emprego. Ainda bem que assim é, pois a promoção do
Empreendedorismo e a criação de empresas é fundamental para o desenvolvimento
socioeconómico em Portugal.
É crucial,
no entanto, garantir uma cada vez maior taxa de sucesso nas empresas
recém-criadas, e para isso, importa não só identificar oportunidades no mercado
e reunir o financiamento necessário, mas também definir uma estratégia
empresarial.
Com
efeito, a definição clara de uma estratégia é fundamental. Deve existir um
planeamento cuidado; ela constitui-se, então, numa ferramenta de apoio à
gestão, visando o desenvolvimento futuro da organização da empresa,
especificando as grandes orientações que lhe permitirão, de forma sustentada,
construir, modificar, melhorar ou fortalecer a sua posição face à concorrência.
O processo
estratégico é comummente dividido em três grandes fases – a análise, a
formulação, a implementação. Da eficácia e eficiência com que esta última for
elaborada, na passagem da teoria à prática, dependerá o sucesso.
Tendo em
conta a instabilidade que se vive, cientes das suas consequências, em
particular para as micro empresas e as PME’s, importa que os empreendedores
optem por planeamentos estratégicos de curta e média duração. realizados apenas
por si ou também pelo recurso a empresas especializadas.
Daí resultará o Plano de Negócios da empresa, o
qual deverá ter como principais objetivos:
• Testar conceito de negócio;
•Orientar as operações;
•Atrair recursos financeiros;
•Transmitir credibilidade;
• Desenvolver a equipa de gestão.
• Testar conceito de negócio;
•Orientar as operações;
•Atrair recursos financeiros;
•Transmitir credibilidade;
• Desenvolver a equipa de gestão.
A
estratégia deve andar assim de mãos dadas com o Empreendedorismo e a criação de
empresas permitindo maiores possibilidades de sucesso aos permitindo aos jovens
e menos jovens, que encarem a criação do seu próprio emprego e de empresas como
uma alternativa credível à procura ativa de emprego.
Artigo publicado na Revista Negócios e Franchising, edição de janeiro/fevereiro de 2011
Artigo publicado na Revista Negócios e Franchising, edição de janeiro/fevereiro de 2011
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