A Research In Motion (RIM), apresentou o BlackBerry BBX durante a DevCon Americas 2011. A novidade é sua plataforma móvel da próxima geração que vai unir o melhor do BlackBerry e do QNX para conectar pessoas, dispositivos, conteúdos e serviços. Além disso a RIM anunciou uma série de atualizações para suas ferramentas como o WebWorks, para smartphones e uma versão beta do BlackBerry PlayBook OS 2.0, com suporte para apps da Android.
A RIM também ofereceu orientações para desenvolvedores sobre como melhor desenvolver e monetizar seus aplicativos para a plataforma BlackBerry hoje e no futuro. “Com quase 5 milhões de downloads de aplicativos por dia, nossos clientes fizeram da plataforma BlackBerry uma das mais lucrativas para o desenvolvedor”, disse Mike Lazardis, Presidente e CEO conjunto da RIM.
“Hoje, durante a DevCon, estamos oferecendo ferramentas que o desenvolvedor precisa para criar aplicativos mais ricos e orientações sobre como aprimorar ainda mais seus aplicativos para os smartphones e o tablet da BlackBerry com a convergência das plataformas da BlackBerry e QNX em direção a nossa plataforma de próxima geração, a BBX”.
BlackBerry BBX
A plataforma BBX inclui o BBX-OS e suporta os serviços de nuvem e ambientes de desenvolvimento para HTML5 e desenvolvedores nativos. A plataforma BBX também suporta aplicativos desenvolvidos com qualquer das ferramentas já disponibilizadas para o BlackBerry PlayBook – SDK Nativo, Adobe AIR/Flash e WebWorks/HTML5, além do Runtime BlackBerry para aplicativos Android – em tablets e smartphones do futuro baseados na plataforma BBX.
A plataforma BBX também contará com a nova interface de usuário BlackBerry Cascades para gráficos avançados (exibida pela primeira vez durante a DevCon), e recursos de “Super Aplicativos” que viabilizam muitos recursos avançados, incluindo a forte integração entre aplicativos, serviços Push sempre ativados, a BBM™ Social Platform e muito mais.
Os desenvolvedores que querem suportar tanto os smartphones existentes (com os sistemas operacionais BlackBerry 6 e BlackBerry 7) quanto o BlackBerry PlayBook podem desenvolver aplicativos para as duas plataformas agora com o BlackBerry WebWorks, que suporta aplicativos criados com HTML5, CSS e JavaScript. A última versão do SDK BlackBerry WebWorks SDK 2.2 (com suporte para smartphones e tablets), já está disponível e inclui as atualizações para o novo SDK fora o sistema operacional doPlayBook, o Simulador do PlayBook e mais.
As APIs BlackBerry WebWorks são suportadas pelo Ripple Emulator, uma ferramenta de emulação de navegador independente e de alta fidelidade que permite testar e depurar aplicativos em diversas plataformas e dispositivos, sem precisar compilar o código ou iniciar simuladores. A partir do dia 19, o Ripple Emulator está disponível em versão beta e também poderá ser baixado no site de Desenvolvedores de WebWorks da RIM: http://developer.blackberry.com/html5
SDK Nativo
Durante a DevCon, a RIM também anunciou o lançamento do SDK Nativo do BlackBerry PlayBook (versão gold 1.0). Com o SDK Nativo os desenvolvedores podem criar aplicativos nativos C/C multi-thread de alto desempenho para criar jogos e aplicativos avançados em 2D e 3D com acesso ao OpenGL ES 2.0 e Open AL, além de APIs específicos para cada dispositivo. Hoje, os aplicativos desenvolvidos com o SDK Nativo são compatíveis com o BlackBerry PlayBook e serão compatíveis com tablets e smartphones da BlackBerry que oferecem a plataforma BBX.
O SDK Nativo suporta a biblioteca e conformidade C/C POSIX , eventos como gestos e informação do touchscreen, acesso aos sistemas de gerenciamento de código usando o Eclipse CDT (Ferramentas de Desenvolvimento C/C ) e ferramentas avançadas de depuração e análise. O QNX Momentics Tool Suite, um ambiente de desenvolvimento integrado baseado no Eclipse, também foi incluído no pacote. O ambiente oferece perfis de memória, depuração de aplicativos e estatísticas de uso da memória para ajudar o desenvolvedor a depurar programas sofisticados, incluindo os aplicativos OpenGL de aceleração de hardware.
Com o SDK Nativo, o desenvolvimento e migração de jogos para o BlackBerry PlayBook é extremamente atraente para os desenvolvedores. Empresas de jogos, desenvolvedores e grandes empresas de jogos já começaram a migrar seus jogos e os aplicativos para a plataforma.
O Scoreloop, o maior ecossistema social multi-plataforma de crescimento mais rápido no universo móvel, já está disponível em sua versão beta para o SDK Nativo através da BlackBerry® Beta Zone. O Scoreloop SDK oferece tudo que um desenvolvedor precisa para integrar recursos sociais em seus aplicativos nativos do PlayBook, e suporta o Painel de Líderes, Desafios de Jogos, Prêmios & Conquistas e Perfis de Jogadores. A tecnologia multi-plataforma completamente personalizável do Scoreloop permite acrescentar quantos recursos o desenvolvedor desejar, desde um simples quadro de líderes até as conquistas mais amplas dos jogadores. Com o Scoreloop, os jogos móveis são mais sociais e lucrativos.
BlackBerry Cascades
Durante a DevCon, a RIM demonstrou a BlackBerry Cascades, uma estrutura rica de interface de usuário que será lançada em uma próxima versão do SDK Nativo. A Cascades lança uma nova linha de aplicativos móveis com atenção especial no design e oferece um conjunto de recursos excepcionais para criar interfaces visualmente fantásticas com layouts personalizados, animações, efeitos e gráficos em 3D. Esses recursos, combinados a um conjunto robusto de componentes de interface de usuário integrados, facilitam a criação de aplicativos nativos atraentes com interfaces de usuário inovadoras para o BlackBerry PlayBook e smartphones e tablets futuros com a plataforma BBX. A Cascades será lançada em versão beta ainda nesse ano.
Suporte ao Adobe AIR 3.0
Com o Adobe Flash, é possível desenvolver aplicativos com visualmente atraentes e altamente funcionais para BlackBerry PlayBook e que podem ser integrados ao sistema operacional atual do PlayBook e, também, serão suportados pelos smartphones e tablets futuros com a plataforma BBX.
Agora, o BlackBerry PlayBook suporta o recém-anunciado runtime Adobe AIR 3.0. Entre os recursos suportados estão a Encrypted Local Store, que oferece ao desenvolvedor a possibilidade de usar o Advanced Encryption Standard (AES) para armazenar informações sensíveis no dispositivo e garantir que sejam criptografadas e seguras, além de armazenar senhas, chaves ou informações de cartões de crédito com segurança no aplicativo; o StageText, para aproveitar dos controles de texto nativos e a interação nativa desses controles; e os sistemas Multitouch e Gestures integrados aos aplicativos para oferecer maior usabilidade
PlayBook OS 2.0 – Beta para desenvolvedores
Durante a DevCon, a RIM apresentou a versão Developer Beta do BlackBerry PlayBook OS 2.0. O Developer Beta inclui o BlackBerry Runtime para aplicativos Android e o Plug-In BlackBerry para as Ferramentas de Desenvolvimento Android (ADT), que permite instalar aplicativos Android com rapidez e facilidade no BlackBerry PlayBook.
O Plug-In BlackBerry para ADT (um plug-in para Eclipse) amplia o ambiente de desenvolvimento Eclipse Android do desenvolvedor para suportar o PlayBook, e conta com o BlackBerry PlayBook Simulator para testar e depurar aplicativos antes de enviá-los à BlackBerry App World™. Os desenvolvedores também podem testar e depurar seus aplicativos em um PlayBook com o BlackBerry PlayBook OS 2.0 - Beta para desenvolvedores.
Os desenvolvedores Android também podem migrar seus aplicativos Android para o BlackBerry PlayBook online, usando o BlackBerry Packager para Aplicativos Android. A ferramenta web orienta o desenvolvedor usando um processo detalhado, testando a compatibilidade dos seus aplicativos com o PlayBook, ensinando a reempacotar e assinar seus aplicativos para envio à BlackBerry App World, tudo isso sem baixar qualquer ferramenta.
Para os desenvolvedores Android, o BlackBerry Runtime para Aplicativos Android e as ferramentas relacionadas oferecem acesso a um mercado maior que inclui os usuários do BlackBerry PlayBook e possibilita aumentar o potencial de mercado dos seus aplicativos.
O sistema operacional BlackBerry PlayBook 2.0 - na versão beta para desenvolvedores também suporta o Adobe Air 3.0, Adobe Flash 11 e a WebGL, uma nova tecnologia web que oferece gráficos 3D acelerados por hardware em navegadores, sem exigir a instalação de software adicional. Os desenvolvedores poderão criar gráficos 3D ricos e interativos a partir do seu aplicativo BlackBerry WebWorks.
Para saber mais sobre o sistema operacional BlackBerry PlayBook 2.0 – na versão beta para desenvolvedores, BlackBerry Runtime para Aplicativos Android e ferramentas associadas, visite https://bdsc.webapps.blackberry.com/android/: https://bdsc.webapps.blackberry.com/android/bpaa/
Maior Produtividade para Desenvolvedores com Bibliotecas Open Source no BlackBerry PlayBook OS
A RIM também anunciou a Iniciativa BlackBerry Open Source para migrar bibliotecas populares de Open Source à plataforma do BlackBerry PlayBook. As bibliotecas já disponíveis incluem motores de física, como o Bullet Physics e Box2DX, linguagens de script como Lua, bibliotecas multimídia, como OpenAL e SDL, estruturas de jogos, como Cocos2DX e bibliotecas gerais, como Boost e Qt. Uma série de amostras de códigos também são disponíveis sob uma licença Open Source que os desenvolvedores podem usar para começar rapidamente, além do GamePlay, uma nova estrutura nativa para jogos em 3D.
A RIM continua ampliando seu envolvimento com a comunidade Open Source para ajudar a aumentar a produtividade de desenvolvedores nas plataformas BlackBerry. Para saber mais sobre as atividades da RIM em Open Source, visite http://blackberry.github.com.
Nenhum comentário
Postar um comentário