“O custo de operação do Tiriba é zero. Basta carregar a bateria. É uma aeronave revolucionária que tem custo de manutenção também muito baixo”, afirma Adriano Kancelkis, diretor da AGX. O Tiriba é leve e portátil, e deve ser lançado manualmente, sem a necessidade de pista de pouso e decolagem.
Para o diretor da AGX, o mercado nacional ainda não decolou para os VANTs por falta de divulgação dessa tecnologia. “O VANT ainda é uma tecnologia muito nova. Eu comparo o VANT com o MP3. O MP3 revolucionou a indústria fonográfica e o VANT irá revolucionar o mercado de sensoriamento aéreo. É questão de tempo e de divulgação”, observa Kancelkis.
Com quase três metros de asa e cerca de um metro e meio de comprimento, o VANT pode embarcar câmeras fotográficas de alta definição, sensores, além de câmeras de vídeo convencionais com transmissão em tempo real em uma distância de até 12 km. Dados como telemetria da aeronave, velocidade e posicionamento também são obtidos. O Tiriba 2 ainda conta com uma estação de solo que recebe os dados e imagens transmitidos pelo avião.
FONTE: http://360graus.terra.com.br/esportesaereos/default.asp?id=32693&action=reportagem
Tiriba - VANT Elétrico. Redução de Custos Operacionais. Repetitividade de Missões (piloto automático). Ambientalmente Amigável (elétrico). Fotos georreferenciadas de alta resolução. Vídeo em tempo real.
AGPlane - AGX Tecnologia. O AGPlane é uma aeronave destinada a aplicação civil de monitoramento agrícola, controlada por rádio ou totalmente autônoma realiza missões de reconhecimento fotográfico através de waypoint ou por grade pré configurada, podendo tirar até 5000 imagens geo-referenciadas, a aeronave é capaz de operar por 4 horas a uma velocidade média de 100 Km por hora.
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