São Paulo – Abrir uma franquia é o sonho de muita gente que cansou de trabalhar como funcionário e quer desenvolver o lado empreendedor. Mas muitas vezes o projeto acaba sendo adiado por falta de recursos, já que a maioria das franquias tradicionais – com lojas e funcionários – costuma ter investimento bem acima de 100 mil reais. Para quem não dispõe de todo o capital, o financiamento pode ser uma boa alternativa.
Várias instituições financeiras já firmaram parcerias com as redes de franquia para oferecer esta linha de crédito especial. BNDES, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Bradesco, Caixa, Itaú e HSBC oferecem este tipo de financiamento. “A principal vantagem de financiar parte do investimento é o baixo custo. A taxa de juros está em torno de 5,4% ao ano, mais baixa do que outras formas de financiamento”, explica Erica Andrade, especialista em franquias.
Apesar de deixar o sonho do negócio próprio mais fácil, o empreendedor que optar por um financiamento precisa conhecer as consequências. “O problema é que o financiamento compromete a lucratividade. O dinheiro que sai para pagar a parcela seria o payback”, explica Erica. Assim, quem compra uma franquia de 100 mil reais, financiando metade do valor, acaba tendo um atraso de 6 meses no retorno do investimento. “Quando o franqueado entra só com 30% do capital próprio, ele acaba dando toda a remuneração da franquia para pagar a dívida com o banco. Você trabalha, mas não é remunerado”, diz.
Não é possível financiar 100% do negócio. Os bancos, em geral, financiam até 70% e algumas franqueadoras limitam em 50% a parte financiada. “Recomendo que financie, no máximo, 50%”, diz a especialista, que alerta para o perigo de fazer muitas dívidas no começo da empresa. “O financiamento pode parecer uma facilidade, mas tem que mensurar se o negócio vai faturar o que deverá ser pago”, recomenda.
FONTE: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/17-franquias-que-podem-ser-financiadas?p=1#link
Nenhum comentário
Postar um comentário