ATENÇÃO: DESCUBRA O MÉTODO PARA VENDER IMÓVEIS E TER CLIENTES TODOS OS DIAS!

Como contratar alguém para criar o meu site?



A quantidade de desenvolvedores no Brasil ainda é pequena, diz especialista


Como contratar alguém para criar o meu site?
Respondido por Fernando de La Riva, especialista em negócios digitais

A primeira pessoa que você precisa encontrar para fazer o seu negócio digital (entenda-se por negócios digitais um portal, uma loja virtual, um app para dispositivos móveis etc) é você mesmo. Apesar de parecer uma frase feita, você precisa se tornar um empreendedordigital antes de agregar pessoas para seu time.
Esse trabalho, independentemente de você ter uma formação técnica ou não, envolve entender as fases de "ideation", de definição do modelo de negócios e das hipóteses de validação e, por fim, de desenvolvimento de cliente e de produto, em paralelo.
Se você é um cara de negócios, talvez seja uma grande ideia ter um co-fundador com uma formação mais técnica, está é a maneira mais barata de conseguir fazer cada etapa do seu produto.
Em uma loja virtual, por exemplo, é muito importante saber a diferença entre a sua "landing page", onde você vende seu produto ou contrato de serviço, e o produto em si. É ele que resolve algum problema e gera valor para o seu cliente. A sua landing page deve funcionar como um laboratório onde você testa estratégias que geram maior conversão de vendas.
Para o primeiro caso (landing), existem soluções como o unbounce, que permitem que você tenha uma boa ferramenta de validação de hipóteses de negócio, além da página em si.
Outra idéia é contratar uma empresa ou freelancer para implementar uma landing page usando templates prontos, como os do themeforest para algumas plataformas. A parte de fechamento de compra pode ser facilmente resolvida pelos intermediadores de pagamento locais, como Pagseguro, Moip e Paypal. Por último, nunca esqueça as ferramentas de analytics, que te ajudam a medir o andamento do site.
Isto implica que ou você precisa de financiamento ou de diluição porque vai ter que contratar uma empresa que saiba fazer produtos digitais ou motivar um grupo de designers. O uso de desenvolvimento ágil distribuído pode ajudar muito. Existem engenheiros brilhantes em cidades como Belém, Fortaleza, Itajubá e muitas outras localidades onde você pode montar um time de desenvolvimento. A melhor forma de entrar em contato e achar estas pessoas são os grupos de usuário de Java (JUG), Python/Django, Ruby e PHP locais.
Fernando De La Riva, da Concrete Solutions


Fernando de La Riva é diretor-executivo da Concrete Solutions, consultoria global de TI, e ajudou a desenvolver mais 17 startups de tecnologia.

Nenhum comentário