ATENÇÃO: DESCUBRA O MÉTODO PARA VENDER IMÓVEIS E TER CLIENTES TODOS OS DIAS!

Empresa cria tênis com tecnologia GPS para idosos com mal de Alzheimer

Sistema de localização fica no salto do sapato e indica a onde o usuário está no Google Maps

   Divulgação

 Uma empresa britânica teve a ideia de usar a tecnologia GPS para criar sapatos específicos para pessoas com o mal de Alzheimer. Em fases mais avançadas da doença, os pacientes podem sair sozinhos de casa e se perder na vizinhança. Assim, a fabricante Aetrez implantou no salto de um tênis o sistema de localização.

 

Funciona assim: se o usuário estiver se distanciando do ponto onde está registrada a sua casa ou o local onde costuma ficar, seus responsáveis receberão imediatamente uma mensagem no celular ou no computador, indicando o lugar onde a pessoa está no Google Maps. É preciso ficar atento, no entanto, à bateria do tênis, que precisa ser recarregada a cada dois dias.

Por enquanto, o Aetrex GPS só está à venda no Reino Unido. Lá, a mensalidade do plano sai pelo equivalente a R$ 95, e o par do Aetrex GPS custa cerca de R$ 950. Estima-se que, no país, mais de 800 mil pessoas tenham o mal de Alzheimer e a expectativa é de que esse número chegue a 1 milhão dentro de dez anos. Aqui no Brasil, 1,2 milhão de pacientes sofrem com a doença, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Apesar de a ideia ser muito boa, existem opiniões muito controversas quando à funcionalidade da tecnologia GPS. O fundador da Aetrex, Evan Shwartz, respondeu a essas críticas em uma entrevista ao site AllThingsDigital. Ele disse: “Existem muitas coisas boas e ruins quando se fala sobre GPS hoje em dia. Muitas pessoas fazem piadas dizendo que irão rastrear suas esposas ou maridos com o sistema ou outras coisas do tipo. No entanto, esse sapato foi desenvolvido para servir a um propósito, que é ajudar as pessoas responsáveis por idosos com o mal de Alzheimer”. 
 

 

Nenhum comentário