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Quer abrir uma franquia?

Cláudio Vignoli tem três franquias, em cidades diferentes: Salvador (BA), Teresina (PI) e São Luís (MA)O setor de franquias é peculiar: conhecimento e marca são de um, investimento e empresa são do outro. A fórmula permite empreender com segurança, mas há riscos.
 
Longe das mãos e olhos do chef, em uma produção em grande volume, manter a qualidade do sabor é desafio. Cláudio Vignoli começou a fazer pizzas em um espaço pequeno. “Eu fazia pizza e dava o troco, mas lavava as mãos antes de pegar na pizza, tá?”, ele brinca. Hoje, a pizzaria Vignoli tem três franquias, em Salvador (BA), Teresina (PI) e São Luís (MA).

Como a expansão tem um preço, franquear foi a maneira que Cláudio encontrou para viabilizá-la. Mas foi com o coração apertado que entregou a marca da Pizza Vignoli nas mãos dos três franqueados, em três outras cidades. Enquanto isso, as solicitações para abertura de franquias se acumulam. Ele diz ter 40 em análise.

O caso Vignoli é um exemplo de que o setor de franquias é peculiar: a empresa é de um, mas a marca é do outro. A maior segurança do investimento tem como contrapartida a menor autonomia no empreendimento. A receita, entretanto, tem se mostrado saborosa: o índice de mortalidade das franquias nos dois primeiros anos é de 3% de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Enquanto isso, 27% das micro e pequenas empresas não atingem essa marca, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

QualidadeCláudio Vignoli cuida da qualidade do alimento do qual é responsável. Para assegurar-se disso, a comida é preparada em Fortaleza e segue de avião para as demais lojas, com exceção das massas de pizza. A qualidade do serviço, ele conta, é o maior desafio. “Para manter o sabor da comida, existe máquina. O problema é lidar com gente”, comenta ele, que visita as lojas todo mês e, alerta, vai sem avisar aos franqueados.

Como pai zeloso, que deixa o filho crescer, mas não tira o olho, Cláudio conseguiu uma solução para a expansão da marca. A nova loja, no Rio de Janeiro, será uma franquia da Pizza Vignoli, mas o terá como sócio. “Aquela loja é diferente. Quero estar lá perto”, confessa.

A Pizza Vignoli é uma das 16 franqueadoras cearenses, junto de empresas como Bebelu, Stalker, Magic Up e Couro & Cia.
Neste caderno, O POVO mostra as vantagens e os obstáculos do setor de franquias. Além disso, confira mais histórias de quem investiu e dá dicas para quem quer investir.

ENTENDA A NOTÍCIA

O índice de mortalidade das franquias nos dois primeiros anos é de 3% de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Quanto às micro e pequenas empresas, esse índice é de 27%, segundo o Sebrae.

97%das franquias sobrevivem aos dois primeiros anos de funcionamento  

27%das micro e pequenas empresas não sobrevivem aos dois primeiros anos e funcionamento

40solicitações para abertura de franquias da marca da Pizza Vignoli estão em análise 

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