ATENÇÃO: DESCUBRA O MÉTODO PARA VENDER IMÓVEIS E TER CLIENTES TODOS OS DIAS!

Sucesso nos negócios: Aposta em franquias

Iniciar um empreendimento não é, necessariamente, o dever de todo empresário. Seja ele micro ou macro, é preciso ter uma noção de como está o mercado nos setores de seu interesse e estar engajado com um específico projeto. Franquia pode ser uma opção: requer estudo, pesquisa, uma boa aposta e o envolvimento e compromisso do investidor. Saiba os primeiros passos para essa alternativa para o empreendedor.

candidato. Antes do financeiro, é necessário refletir sobre dois pontos. O primeiro é se você tem perfil empreendedor. No site do Sebrae, há um teste que pode lhe dar esta indicação confira aqui (Negociado de IDÉIAS). O outro é avaliar se você tem as características necessárias para ser uma franqueada.

Nesse modelo, a interferência do franqueador é grande e sua autonomia será parcial — você terá que cumprir controles pré-definidos e a localização do negócio será estabelecida por ele. Além disso, deverá arcar com a taxa de franquia, entre outras exigências. Por outro lado, riscos são menores, pois o franqueador já desenvolveu o produto, estudou o mercado e faz investimentos para se manter competitivo. Também há orientação e treinamento do franqueador.

Em relação aos custos, além das franquias tradicionais, há a opção das microfranquias, que têm investimento máximo de R$ 50 mil. Mas o retorno do investimento e a lucratividade dependerão da atividade escolhida e do desempenho do franqueado. É importante verificar antecipadamente em quanto tempo consegue retorno do investimento e se corresponde às suas expectativas. No site da ABF (www.abf.com.br), é possível buscar franquias por investimento ou segmento. Tenha em mente que é importante ter afinidade com o setor em que vai atuar.

Ao escolher a franquia, tome cuidados. Observe o tempo de existência da franqueadora, se há problemas jurídicos, a reputação no mercado. Vale conversar com franqueados da rede e buscar referências da franquia. Além disso, estude o contrato.

Nenhum comentário